quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Especial Raças - Destaque do mês: Brasileiro de Hipismo

No início da década de 70, após adquirir uma propriedade onde atualmente funciona o Haras Itapuã, o senhor Enio Monte decidiu desenvolver uma raça brasileira destinada à prática de esportes hípicos, o chamado cavalo Brasileiro de Hipismo, ou simplesmente BH.
Enio conta que o que motivou o início do processo de criação, foi que, apesar do Brasil ter o terceiro maior rebanho de equinos do mundo, até então não havia cavalos voltados diretamente ao esporte hípico.
"Naquela época, os cavalos de hipismo eram o refugo dos jockeys ou, então, importados da Argentina, Uruguai e Chile", comenta o idealizador da raça.
A raça, dotada de agilidade, força e coragem, é o resultado de uma criteriosa seleção praticada no decorrer dos últimos 30 anos.
O BH atual foi obtido através do cruzamento das mais consagradas linhagens internacionais com éguas nacionais de ótima morfologia e funcionalidade.
Sangues de renomados cavalos como Almé, Landgraf I, Cor de la Bryere, Furioso II, Cottage Son, Grande, Pilatus e Ramsés formam a raça Brasileira de Hipismo, tornando-a forte, flexível, inteligente e com uma perfeita técnica de salto.
O constante desenvolvimento da raça, principalmente devido à rigorosa aprovação de garanhões e éguas a partir dos 3 anos, vem firmando-a nacionalmente e tem despertado o interesse de técnicos alemães, americanos e franceses, que classificam o cavalo Brasileiro de Hipismo entre as melhores raças do mundo.
Atualmente, alguns garanhões BH se posicionam em igualdade ao lado dos importados. Enio Monte destaca o sucesso do cruzamento e acredita ter alçando sua meta primordial: "Hoje o sonho tornou-se realidade e temos no Brasil uma criação de cavalos de hipismo de nível internacional, o que era nosso objetivo".
Trazendo em seu DNA as melhores linhagens de cavalos esportistas do mundo, o BH recebe um grande incentivo da ABCCH – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo – fundada em 1977 com a finalidade de criar um moderno cavalo de esportes.
Por meio da Associação, atletas e criadores do mundo todo podem conhecer a fundo sobre essa raça brasileira de altíssima performance em Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE).
Demonstrando seriedade na estrutura técnica e divulgação da raça, a ABCCH mantém o Stud Book sob rígido controle de éguas e garanhões e assegura a superioridade da categoria do BH. A dedicação é refletida nas pistas com o exemplo de grandes expoentes da raça.
O êxito nas provas de Salto começou em 1984 com MC Alpes Itapuã, primeiro cavalo da raça Brasileira de Hipismo a participar de uma Olimpíada, em Los Angeles, comandado pelo cavaleiro Marcelo Blessman.
Entre os inesquecíveis destaques, estão Calei Joter, CS Aspen e Cassiana Joter, medalhistas olímpicos nas provas de Salto em Atlanta 1996 e Sidney 2000 (com o animal Marco Método na equipe colombiana).
Nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, em 1999, Aspen e Calei Joter consagraram o Brasil trazendo para o país a medalha de ouro. Em Santo Domingo 2003, Oliver Método ajudou a conquistar o bronze e Singular Joter II, num grande feito pela raça, participou decisivamente da conquista do ouro por equipes no Pan Rio 2007.
No Adestramento, Imirim Itapuã fez parte das equipes que venceram o FEI Samsung International Dressage Competition em 1996 e o Sul-americano de 1997, juntamente com outro exemplo da raça, Jacareí Itapuã.
O castanho Bordeaux (ex-Médium SA) defendeu a bandeira brasileira nas provas de Adestramento Clássico dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003.
Já no CCE, os grandes destaques são Éden Itapuã, medalhista de ouro e prata, respectivamente nos Jogos Pan-americanos de Mar Del Plata 1995 e Winnipeg 1999, e Land Heir do Feroleto, bronze no Pan-americano do Rio de Janeiro em 2007.
O cavalo BH é de grande porte, com média de altura de 1.66m e peso de 550kg. Seus olhos são vivos e possui orelhas atentas. Sua cabeça é leve, seca, de perfil reto ou subconvexo.
Seu pescoço tem base ampla e bem destacado do peito e espáduas.
A cernelha é extensa, o dorso tem comprimento médio, o lombo é curto e bem musculado.
A garupa semi-oblíqua e arredondada, o tórax profundo e elíptico, assim como o peito amplo e bem musculado, realçam a elegância da raça.
Devido aos membros fortes e bem aprumados, joelhos e curvilhões baixos, seus movimentos são elásticos, elevados e de grande impulsão, fatores que refletem diretamente em sua habilidade para saltos. 
São características do cavalo Brasileiro de Hipismo o bom caráter, temperamento enérgico e a disposição para o trabalho.
Para saber mais sobre o BH, acesse o site www.brasileirodehipismo.com.br


Conheça o cavalo Brasileiro de Hipismo com Dr. João Ribeiro  Parte 1














Conheça o cavalo Brasileiro de Hipismo com Dr. João Ribeiro  Parte 2













Conheça o cavalo Brasileiro de Hipismo com Dr. João Ribeiro  Parte 3













Conheça o cavalo Brasileiro de Hipismo com Dr. João Ribeiro  Parte 4













Fonte: Revista "Mundo Equestre"
Texto: Bethina Perussolo
Colaboração: Enio Monte – Haras Itapuã





Nenhum comentário:

Postar um comentário