quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de maio, o dia do Telégrafo

Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse null emite a primeira mensagem telegráfica, enviada de Washington a Baltimore. Em 1872, o continente americano já era cruzado por mais de 300 mil quilômetros de linhas.
Morse era um tipo polivalenre: nasceu em Charleston, em 27 de abril de 1791 e morreu octagenário, em Nova Iorque, em 2 de abril de 1872. Foi um inventor e pintor de retratos e cenas históricas dos Estados Unidos. Mas tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código morse e o telégrafo com fios.
E nós, do vinho, com isso?
Ah! uma história curiosa. Duas figuras especiais da nossa confraria -- o João Condé e o Hans Henningsen -- trocaram certa feita um telegrama que entrou para o nossofolclore. Condé era adido cultural da nossa embaixada em Lisboa e o Hans um viajador incansável, já que colunista esportivo, representante da Puma e um gormet-bom-de-bico à antiga. Bom, passa por Lisboa, vai jantar no Sua Excelência, do sobrinho-neto do Eça de Queiroz e, no embalo "enológico" compra uma caixa (12 ampolas) de Barca Velha. No dia seguinte passa na casa do João e diz: "vou deixá-las aqui para não andar sacudindo de avião com essas preciosidades. Na volta, levo tudo para o Brasil". E viaja.
Uns dez dias depois, em Paris, recebe um telegrama do João Condé: "prezado Hans, peço licença para abir a sexta garrafa..." (Obviamente de sacanagem).
Telegrama do Hans de volta: "vá à merda, João!".
E continuaram amigos até a morte do querido arquivista de Caruarú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário