quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um pouco da história do Ptg General Osório

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2ª Cavalgada da Integração

Ser gaúcho,

muitas vezes não sabemos realmente o que é ser gaúcho, pois a a história não nos é contada, pelo menos não como deveria. Somos empurrados a uma cultura já pronta dos livros de Paixão Cortes, que sem dúvida tem seu valor, mas que nos rotulam e acabam discriminando aqueles que não são "exatamente" iguais as descrições que determinados movimentos adotam.







E daí tchê, onde ficam aqueles montes de gente, que não se enquadram neste rótulo feito, mas continuam com o coração batendo forte, quando se toma um mate, quando se vê uma cavalhada passar na cidade, quando o som do clarim faz tremer a alma do guerreiro dentro de cada vivente deste Sul, que é sim muito nosso.






Pois bem eu lhes digo, esse pessoal continua ai, solto, campo a fora, e mesmo sem saber, continua fazendo história nesta terra gaúcha. São homens, mulheres e crianças, que se unem no sentimento de guardar o que é mais precioso, mais importante, mais caro, sua origem. A História é escrita todo dia por essa gente simples. E não precisa ser 20 de Setembro, para ser gaúcho. Ser gaúcho é ser povo.







Por isso irmanados por este sentimento de integração, neste fim de semana, 19 e 20 de dezembro, o Piquete de Tradições Gaúchas General Osório, organizou a 2ª Cavalgada da Integração, que contou com a belíssima participação dos piquetes Pegada do Rio Grande, Rincão da Ferradura, Tiradentes e Marechal Osório Mirim.

A festa foi grande, da cidade de Jaguarão, ao interior do município, fomos para a Estância do Violão, propriedade do senhor Gervásio Di Primio, e sendo o pernoite da gauchada, organizado pelo diretor executivo da fazenda, o senhor Laumar Jorge Oliveira. Foi uma campereada para todos os gostos: calor, frio, chuva, distâncias boas no lombo do cavalo, "nobre amigo", não faltou o bom churrasco de rês e cerveja gelada.


terça-feira, 2 de março de 2010

2º Concurso de Redação do Piquete General Osório





Aberto a todos os alunos da rede de ensino de Jaguarão, devidamente matriculados no ano letivo de 2010.

O concurso abrange as seguintes categorias: Infantil - Alunos da 3ª Série à 5ª Série e Juvenil - Alunos da 6ª Série à 8ª Série;

As redações tem como tema: Lendas do Sul, e por objetivo resgatar nosso folclore.


As três redações de cada categoria receberão troféu e prêmios, além de um dia gaúcho, e serão premiados em festividade realizada pela patronagem do piquete.





Tibério Marques Schorn
Comissão Organizadora



REGULAMENTO DO CONCURSO

REGULAMENTO

Art. 1º. O 2º Concurso de Redação do Piquete General Osório é aberto a todos os alunos da rede de ensino de Jaguarão, devidamente matriculados no ano letivo de 2010, conforme este regulamento.

Art. 2º. O concurso abrange as seguintes categorias:
Infantil - Alunos da 3ª Série à 5ª Série do ensino fundamental;

Juvenil - Alunos da 6ª Série à 8ª Série do ensino fundamental;

Os alunos de escolas que estão passando pelo período de reestruturação do ensino fundamental, modificando o mesmo para nove anos, poderão participar do concurso, compreendendo que serão nivelados conforme o ensino fundamental de oito anos e distribuído em séries.

Art. 3º. As redações terão como tema: Lendas Gaúchas, sendo que os alunos da categoria infantil abordarão a Lenda do Negrinho do Pastoreio e os alunos da categoria juvenil a Lenda da Salamanca do Jaraú.

Art. 4º. O Concurso tem por objetivo resgatar a Lendas e Histórias da Região Sul, valorizando desta maneira o folclore gaúcho.

Art. 5º. As inscrições para o concurso poderão ser feitas na secretaria da escola, em documento próprio para esta, disponibilizado pela organização do concurso, até o dia vinte e seis (26) de março de 2010.

Art. 6º. O Concurso de Redação será realizado no período compreendido entre o dia 29 de março a 15 de abril de 2010.

Art. 7º. Para efeito do Concurso, é aceita a redação que obedecer às seguintes normas:
I. ser redigida em folha pautada;
II. estar a mesma identificada através do nome completo, escola, série e turma;
III. ser manuscrita em letra legível;
IV. observar as margens;
V. utilizar lápis preto - alunos do 3ª à 5ª Série do Ensino Fundamental;
VI. utilizar caneta esferográfica azul ou preta - alunos da 6ª à 8ª Série do Ensino Fundamental;
VII. não conter desenhos ou ilustrações, colagens ou enfeites de qualquer natureza;
VIII. ter no mínimo quinze (15) e no máximo vinte e cinco (25) linhas para os alunos da categoria infantil, contendo a opinião do aluno sobre a lenda estudada;
IX. ter pelo menos vinte (20) e no máximo trinta (30) linhas para os alunos da categoria juvenil, contendo a opinião do aluno sobre a lenda estudada;
Parágrafo 1º. O estilo literário a ser empregado na redação fica a critério do participante.
Parágrafo 2º. Cada participante pode apresentar apenas uma única redação.

Art. 8º. Incumbe à Comissão Organizadora do Concurso constituir uma (1) Comissão Julgadora e nomear os seus integrantes.
Parágrafo único: Fica vedada a participação de parentes diretos de integrantes da patronagem do piquete neste concurso.

Art. 9º. São atribuições das Comissões Julgadoras:
I. Elaborar critérios pedagógicos e da expressão escrita para avaliar as redações;
II. Elaborar o Regulamento Interno para orientar suas ações na avaliação e escolha das
redações;
III. Escolher, considerando os critérios pedagógicos e da expressão escrita e as normas
deste Regulamento, três (3) redações de cada categoria.
Parágrafo 1º: Os critérios pedagógicos, estéticos e da expressão escrita, bem como o Regulamento Interno são aprovados e ratificados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo 2º: As escolhas efetuadas pelas Comissões Julgadoras são soberanas e irrevogáveis não cabendo recursos.

Art. 10º. Os autores das redações escolhidas serão agraciados com a seguinte premiação:
I. Categoria Infantil: um (01) troféu, um (01) prêmio.
II. Categoria Juvenil: um (01) troféu, um (01) prêmio.
III. Os integrantes das duas categorias serão convidados para receberem seus prêmios em festividade realizada pela patronagem do Piquete, no dia 29 de maio, nas dependências do Grêmio Beneficente Cabo Guilherme, com direito a um acompanhante.
IV. Além dos prêmios descritos acima, os vencedores serão convidados a participar de um dia gaúcho, com atividades próprias da nossa cultura organizadas pela patronagem e sócios do piquete.
Parágrafo 1º: Não há qualquer outra premiação além da especificada neste Regulamento.
Parágrafo 2º: As três redações escolhidas não recebem classificação de primeiro (1º.), segundo (2º.) ou terceiro (3º) lugar.

Art. 11º. As redações entregues a Comissão Coordenadora, vencedores ou não, serão por ela devolvidos aos participantes depois de corrigidos.

Art. 12º A divulgação dos vencedores será feita no dia 24 de maio de 2010, juntos a secretaria da escola.

Art. 13º. Os vencedores do Concurso, mediante autorização do responsável legal, cedem o uso do nome, da imagem e dos direitos autorais gratuitamente para outras formas de publicação do Piquete General Osório.

Art. 14º. A participação no 2º Concurso de Redação implica na aceitação das disposições contidas neste Regulamento.

Art. 15º. Os casos omissos são resolvidos pela Comissão Coordenadora. 01 de março de 2010
Comissão Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário