quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


OS QUATRO CAVALOS MISTERIOSOS

Não são as mulas-sem-cabeça ou cavalos-sem-cabeça, que cospem fogo pelo pescoço cortado.
Não é o boi-tatá, um fogo volante, às vezes em forma de pássaro, voando, à noite, por entre as pedras brancas de granito e as moitas de corunilhas.
Sâo luzes de fogo de cavalos, a galope, a deslizarem pelo ar, a um metro do chão, mais ou menos.
É um barulho tão forte que dá a impressão de uma grande tropilha de cavalos, passando por cima dos tropeiros e dos viajantes que passam a noite, pelo local denominado Apertado, na estrada Jaguarão/Herval do Sul, perto do cemitério e da Vista “do Cerrito" a cerca de 50 quilômetros do município de Jaguarão.
São 4 formas de cavalo, em fogo azul ou muito branco, e apesar dessas cores, os tropeiros e os viajantes noturnos dizem (não sabem explicar) trata-se de um cavalo branco, um cavalo mouro, um colorado e um tostado malacara.
Correm pelo ar, riscando a negra noite numa barulheira danada, só ouvida pelos seres humanos. Dizem que os animais bovinos e os animais selvagens não conseguem ouvi-los: só os humanos, só os humanos...só os seres humanos!
A história verdadeira, porque não é boitatá nem mula-sem-cabeça é contada pelo velho tropeiro Barnabé, descendente dos antigos escravos e que diz ser parente do Negrinho-do-Pastoreio. Diz ele que é neto de um irmão do Negrinho-do-Pastoreio, aquele da lenda, que correu num cavalo baio contra um cavalo mouro.
O que o seu Barnabé conta é que na época da Revolução Farroupilha, mais exatamente em 1837, quatro farrapos, da causa farroupilha, tornaram-se bandidos assaltantes e salteadores de estâncias e de casas de moradia.
Esses 4 renegados montavam um cavalo baio, um mouro, um colorado e um tostado malacara.
Naquela época Jaguarão era uma cidade rica, com riqueza oriunda das Charqueadas, e os fazendeiros guardavam nos cofres das suas casas das estâncias, patacões de ouro e onças de ouro, as moedas fortes e ricas daquela época de fartura e abundância.
Acontece que, ao assaltarem uma casa muito rica, de um rico estancieiro, perto da Vila do Cerrito (e do cemitério de mesmo nome), o dono da casa, junto com seus escravos, cortaram a cabeça dos assaltantes. Essas cabeças foram enterradas debaixo de uma grande pedra, na beira da estrada, à direita de quem vai de Jaguarão à Vila do Cerrito.
E os 4 corpos, abandonados aos caranchos foram, dias depois, por cristãos piedosos (o cura da vila e seus seguidores) enterrados no cemitério do Cerrito, sem as cabeças.
Mas o dono da casa, não sabia que, antes decapitarem as cabeças dos larápios, os 4 cavalos já estavam com as maletas nos seus lombos, junto com os arreios, cheias dos patacões e onças de ouro, numa quantia de muitos quilogramas de ouro.
Com o tiroteio, os cavalos saíram em disparada e o ouro foi espalhando-se por entre as pedras brancas de granito, por entre as corunilhas, as sangas, os arroios e as canhadas daquela zona misteriosa e assustadora.
Ainda hoje, nas noites de aparição das assombrações contam quem as vê, que os fantasmas dos cavalos têm por montaria os corpos-sem-cabeça dos decapitados ali enterrados.
Dizem que eles não procuram mais as moedas de ouro, mas sim estão procurando as suas cabeças, para terem paz e escaparem da danação do inferno em que mergulharam.
Contam também que ainda viajantes e tropeiros tem achado moedas de ouro naquela pedra grande à direita, na estrada a pouca distância do cemitério do Cerrito.
Será que existem moedas enterradas junto com as 4 cabeças embaixo dessa pedra?
 fonte: http://turismoemjaguaraors.blogspot.com.br/p/historias-contos-misterios-e-lendas-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário