quinta-feira, 26 de julho de 2012


A ESTAÇÃO FÉRREA DE JAGUARÃO
estacaoferrea
O ramal de Jaguarão foi aberto em 1932 para unir a estação de Basílio, na linha de Cacequi ao Rio Grande, ao Uruguai, depois de cruzar a ponte internacional sobre o rio Jaguarão, através da ferrovia podia-se seguir para Montevideo de trem. A linha foi totalmente desativada por volta de 1979. Os trilhos foram arrancados, exceto no trecho entre Jaguarão e o rio Uruguai. Quando veio a supressão oficial do ramal em 1994, a linha já era uma saudade havia muitos anos.

A inauguração e a construção
A estação ferroviária foi inaugurada em 1932 como ponta de linha do ramal de Jaguarão. Da estação os trilhosEstação Férrea Antigamentecontinuavam até a cidade de Rio Branco, no Uruguai, depois de cruzar a ponte internacional (Ponte Mauá) com trilhos de bitola dupla, correspondente à métrica brasileira e a bitola uruguaia, maior. Em 1942, construiu-se um prolongamento para uma nova estação no abrigo de Polinício, próximo à estação para abrigar os viajantes, na subida norte para a ponte internacional. A partir desse ano, era dali que o trem seguia para a ponte. O trem uruguaio de conexão até Montevideo esperava no meio da ponte, na chamada parada Ponte Mauá. Por muito tempo havia uma automotriz diesel , correndo no trecho Ponte Mauá - Montevideo, depois a AFE uruguaia passou a usar os trens a diesel. 
A movimentação
Segundo se conta, os trens brasileiros entravam na estação de Rio Branco, no Uruguai e do outro lado da ponte, para a baldeação. Até 2005 a linha da bitola 1,435 m atravessava a fronteira e chegava até à estação de Jaguarão. Era pouca carga, em geral arroz da região de Vergara e Treinta y Tres, a 200 km da fronteira, no Uruguai. Porém, a partir desse ano problemas estruturais na ponte impedem os trens uruguaios de atravessá-la, tendo cessado o seu tráfego. A estação de Jaguarão pertence à cidade, e os trilhos à AFE uruguaia, que continuam por algumas centenas de metros no leito da antiga linha métrica brasileira erradicada. No ano 1960 existiu uma automotriz rápida ligando Rio Grande em exatamente 5 horas até Polinicio com poucas paradas nesse trajeto, possibilitando uma baldeação imediata até e desde Montevideu, pela então RFFSA, onde era chamado de “Rápido Rio Grande-Montevideu”. Estes trilhos vão até o pátio da ex-estação de Jaguarão da VFRGS. Com a suspensão do tráfego de trens na ponte Mauá, os trilhos estão virando canteiro central. Como curiosidade: no fim desta rua há uma curva a direita e em seguida é o início da rodovia BR-116 (Texto e foto de Alfredo Rodrigues, 31/5/2008).

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